Instalação de Complementos no QGIS
Introdução
Complementos, também chamados plugins, extensões e módulos, são ferramentas externas criadas por pessoas e empresas ao redor do mundo que aprimoram a utilização do QGIS. Tais ferramentas podem tanto facilitar a execução de tarefas que podem ser feitas utilizando as ferramentas nativas do QGIS como permitir a execução de comandos praticamente impossíveis somente com as ferramentas nativas.
Os complementos podem ser instalados de duas formas principais:
- Repositório oficial
- Arquivos zip
Repositório Oficial
O repositório oficial é a principal forma de instalar complementos e deve ser sempre a primeira opção. Para acessar ao repositório, o computador precisar estar conectado à internet. Para acessá-lo a partir do QGIS, clique em Complementos na Barra de Ferramentas e depois em Gerenciar e Instalar Complementos...
Na janela que se abrir, serão mostradas algumas opções, separadas por abas com nomes a esquerda
Em Tudo, são apresentados todos os complementos presentes no repositório oficial e disponíveis para a versão do QGIS em uso.
Para instalar um complemento, digite o nome dele na barra de buscas acima da listagem de complementos. Quando o nome do complemento aparecer na listagem, clique sobre ele. Na janela a direita, aparecerá uma breve descrição das funcionalidades do complemento e informações relevantes como autor e versão. Nesta janela há também um hiperlink chamado página inicial o qual, dependendo do complemento, leva a uma página com um tutorial de funcionamento do complemento ou para o repositório de desenvolvimento no GitHub. Clique em Instalar Complemento para iniciar o download e instalação. Terminada a instalação, basta fechar o Gerenciador e o ícone do complemento aparecerá na Barra de Ferramentas ou na Caixa de Ferramentas.
Instalação a partir de ZIP
A instalação a partir do ZIP é útil quando se deseja instalar versões anteriores do complemento, baixadas do repositório oficial, ou para instalar complementos obtidos de outras fontes.
Inicialmente, baixe e salve o complemento em formato zip. No Gerenciador de Complementos, clique em Instalar a partir do ZIP para alterar aba. Clique em ... para indicar o arquivo zip salvo e depois em Instalar Complemento.
Outras opções no Gerenciador de Complementos
Além das citadas acima, o Gerenciador de Complementos apresenta outras abas.
Em Instalados, são apresentados os complementos instalados no QGIS, tanto os complementos de terceiros como os nativos do QGIS. Ter muitos complementos instalados e habilitados pode deixar a Barra de Ferramentas muito cheia e a inicialização do QGIS lenta, e desabilitar os complementos por esta aba quando não estão sendo utilzados com frequência é uma boa ideia. Marcando e desmarcando a checkbox antes dos nomes dos complementos, estes são habilitados e desabilitados, respectivamente, sem que o complemento seja desinstalado do computador.
Em Não Instalado, são apresentados os complementos presentes no repositório oficial e não instalados no QGIS em uso.
Em Atualizável, são apresentados os complementos instalados no QGIS e que possuem versões mais recentes disponibilizadas no repositório oficial. É uma boa prática atualizar os complementos com frequência para corrigir bugs e ter acesso a mais funcionalidades.
Em Inválido, são apresentados os complementos instalados no QGIS em uso mas que apresentam algum problema de uso, tais como dependências de bibliotecas ou incompatibilidade com o sistema operacional. Um exemplo o __MACOSX, complemento para MacOS que aparece neste aba marcado em vermelho em computadores Linux e Windows.
Em Opções, é possível modificar as configurações de atualizações e instalação de complementos. É nesta aba que está indicado o link para o repositório oficial e onde podem ser indicados outros repositórios.
Comentários
Postar um comentário